Qualidade de Vida

13 idéias de lembrancinhas para a saída da maternidade

mamãe com nenê recem nascido
Escrito por Alexandra Freitas
 

Assim como você, os familiares e amigos que acompanharam sua gravidez aguardam ansiosos a chegada do bebê e contam os minutos para a primeira visita, não é mesmo? Que tal retribuir todo o apoio e carinho oferecendo lembrancinhas para saída de maternidade?

Por isso, separamos 13 ideias para você se inspirar e surpreender! Ah, e nossas dicas valem para quem pretende comprar as lembrancinhas prontas ou fabricá-las em casa. Acompanhe e confira!

Qual a quantidade ideal de lembrancinhas?

Para começar, vamos ajudá-la a calcular a quantidade necessária de lembrancinhas para não deixar nenhuma visita de mãos vazias.

Faça uma lista de todas as pessoas que você tem certeza de que vão passar para conhecer o bebê ainda na maternidade. A partir desse número, acrescente 20% como garantia. Se sobrar, a boa notícia é que você pode utilizar as lembrancinhas para as visitas que forem diretamente à sua casa.

A quantidade de lembrancinhas por pessoa ou família vai depender do custo por unidade comprada ou produzida. No caso das comestíveis ou daquelas mais simples, vale calcular uma unidade por visita. Se for mais elaborada, calcule uma unidade para cada família.

Quais as melhores lembrancinhas de maternidade?

Abaixo, você poderá conferir a nossa lista com as 13 melhores ideias para lembrancinhas de maternidade! Vamos lá?

1. Sachês, aromatizadores, sabonetes e velas

Quem resiste a um perfume? Por isso, os sachês, aromatizadores de ambientes, sabonetes e velas estão entre as lembrancinhas mais utilizadas pelas mães.

Além de agradarem as suas visitas, elas podem ser facilmente personalizadas. É possível incluir adesivos temáticos em mamadeiras ou mesmo etiquetas com o nome do bebê. Solte sua imaginação! Opte sempre por essências mais suaves: não se esqueça que haverá um recém-nascido por perto.

2. Lembrancinhas comestíveis

Quando você se casa, há o bem-casado. No aniversário, existe o bolo. Por que então não incluir uma lembrancinha comestível para comemorar a chegada do bebê?

Quer algumas sugestões? Veja:

  • pão de mel;

  • alfajor;

  • macarons;

  • bombom;

  • pirulito;

  • cupcake;

  • biscoitos amanteigados etc.

Você ainda pode optar por uma lata pequenininha, com um adesivo indicando o nome e a data de nascimento do bebê. Ela pode vir recheada de balas ou confeitos coloridos. Chocolate é quase uma unanimidade, mas não se esqueça das pessoas alérgicas ou intolerantes a algum alimento.

Também é possível escolher lembrancinhas comestíveis não decoradas e caprichar na embalagem, ou, se preferir guloseimas dentro de um tema, basta apenas armazená-las em uma caixa de papel ou embrulhá-las em um plástico com fita.

3. Caixinhas e potinhos decorados

Prática, essa é uma opção que pode ser utilizada pela visita por muito tempo. A boa notícia é que as lojas de artesanato oferecem diferentes opções de formas e materiais desses potinhos: dos tradicionais — confeccionados em vidro, plástico e lata — até os mais temáticos, como os que imitam outros objetos relacionados à maternidade.

Os potinhos também podem ser decorados com adesivos, etiquetas personalizadas ou fitas. Outra opção é preenchê-los com algum doce ou balas. Nesse caso, dê atenção à validade dos alimentos.

Assim como os potinhos, as caixinhas oferecem opções em diferentes materiais, são personalizáveis e podem incluir outras lembrancinhas em seu interior, como sabonetes e lenços.

4. Bonecos, anjinhos e animais

Quer trazer o mundo lúdico às suas lembrancinhas para a saída da maternidade? Aposte nos bonecos, anjinhos e bichinhos. Podem ser em chaveiros, bloquinhos, canecas, potes, caixas e até biscoitos.

Em relação aos materiais para a confecção, você pode comprar ou produzir os bonecos em feltro — um material de artesanato com ótimo custo-benefício —, tricô ou tecido.

5. Bloquinhos de anotações e canetas

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas esquecem de carregar uma caneta e um papel para fazer rápidas anotações, não é mesmo? Que tal presentear os visitantes com um kit desses?

Os bloquinhos de anotações são sempre muito úteis, e você pode fazê-los em casa, em gráficas ou lojas de artesanato. Na maioria das vezes, a capa dos bloquinhos é personalizada e contém informações básicas, como o nome e a data de nascimento do bebê.

Para deixar a lembrancinha mais completa, você pode colocar junto ao bloquinho uma caneta customizada ou um lápis, embalá-los em saquinhos plásticos, de organza, TNT ou papel kraft e, para finalizar, fechá-los com uma linda fita.

6. Calendários

Eles são excelentes para marcar o nascimento dos pequenos. Mesmo que você não tenha fotos do bebê, calendários podem ser facilmente personalizáveis com o tema da recepção e as cores escolhidas.

O calendário pode ser customizado por você mesma ou produzido em lojas especializadas. O ideal é que eles tenham imãs para serem colados na geladeira. Dessa forma a lembrancinha estará sempre à vista dos convidados.

7. Hidratantes, álcool gel e sabonete líquido

Os hidratantes, o álcool em gel e o sabonete líquido são opções de lembrancinhas que, além de perfumarem e deixarem a pele macia, são higienizadores. Para as mamães que prezam pela limpeza, esse kit é essencial para entregar aos visitantes.

Se você for montar o kit em casa, invista em hidratantes corporais com fragrância de bebê. No álcool em gel, também é possível personalizar o cheiro. Basta pedir à farmácia de manipulação que seja colocada a fragrância desejada na fórmula.

Quanto às embalagens, personalize-as com etiquetas que apresentem o tema da recepção, além do nome da criança e a data do nascimento. Para finalizar o kit, você pode embrulhá-los em sacos de organização ou em sacolinhas de papel kraft também personalizadas.

8. Mudas de plantas

Apesar de serem muito utilizadas em casamentos, as mudas de planta são ótimas opções de lembrancinhas para a maternidade, afinal de contas, temos uma nova vida sendo celebrada, que deve ser cuidada e amada, assim como as mudinhas.

As suculentas são excelentes opções, uma vez que armazenam bastante água e são muito resistentes. Você pode colocar as plantinhas dentro de:

  • caixas;

  • xícaras;

  • terrários;

  • vasinhos;

  • copinhos de vidro transparentes etc.

Não se esqueça de incluir uma TAG com o nome do bebê e a data de nascimento na embalagem!

9. Toalhinhas de mão

Outra opção para quem busca por uma lembrancinha que possa ser sempre utilizada pelos visitantes são as toalhinhas de mão. Esse tipo de mimo é muito útil, uma vez que pode ser facilmente carregado em bolsas, por exemplo. 

A dica é que na toalha seja bordado o nome da criança e algum desenho que remeta ao tema do nascimento. Para finalizar a preparação da lembrança, coloque-a em um saquinho transparente e feche-o com uma fita. Você também pode colocar uma pequena etiqueta, contendo o nome e a data do nascimento do bebê.

10. Canecas e copos

Canecas e copos são uma lembrança comum em aniversários. Sendo assim, elas também se encaixam na comemoração de uma nova vida, não é mesmo? Além disso, esse mimo pode ser utilizado por qualquer visitante após a ida à maternidade.

Nesse caso a dica é optar por um item personalizado, que pode ter o nome do bebê em letras de caligrafia ou até o tema do quartinho estampado, por exemplo. Também é possível acrescentar alguma mensagem de agradecimento para a visita ou um texto que representa o momento de felicidade.

As mamães que desejam incrementar a lembrança podem montar um kit ao colocar balas, doces e itens de papelaria dentro da caneca ou copo.

11. Terço personalizado

O terço é um objeto material que representa o contato com a fé. Esse item pode ser um lindo presente mesmo para pessoas que não são católicas, visto que ele representa a proteção que o bebê e sua família desejam para aquela visita. Além disso, ele demonstra o vínculo e o amor entre as famílias.

Para que a lembrança seja completa pode-se colocar o terço em uma caixinha de joias, com uma pequena almofada dentro. Outra dica é estampar a embalagem com uma oração especial e, assim, ela também será um presente útil. Se a mamãe é católica mas não deseja dar o terço para pessoas de outras religiões é possível fazer dois tipos de presente.

12. Marcador de livro

Sabemos que algumas mamães pensam em como fazer lembrancinhas para a maternidade, afinal, oferecer algo feito pelas próprias mãos pode ser muito gratificante, não é mesmo?

Uma ótima opção é um marcador de livros, que também pode servir para marcar a agenda ou caderno. Nesse caso basta soltar a imaginação. O marcador pode ser feito com feltro, papel, recortes ou colagens. Também é possível bordar alguns tecidos para forrar um material mais rígido, como o papelão.

13. Chaveirinhos

Os papais que têm talento para trabalhos manuais e querem saber como fazer lembrancinhas também podem apostar nos chaveiros como uma opção de presente para a visita que for à maternidade. Nesse caso a dica é usar o feltro, um material que é fácil de ser manuseado e ainda garante um visual fofo para o chaveiro.

Se o quarto do bebê tiver como tema um safari, por exemplo, pode-se confeccionar a carinha de bichinhos, como o elefante ou um leão. Mamães que escolheram uma decoração mais neutra para o seu enxoval podem fazer pequenas nuvens com o nome da criança bordado. É interessante que o chaveiro seja recheado com algodão ou outro material para conferir o aspecto “fofo”.

Para finalizar a peça, pode-se colocar a tradicional correntinha de metal com uma argola ou usar fitinhas coloridas de cetim. Assim o chaveiro poderá ser pendurado em qualquer lugar, o que lembrará a visita do primeiro contato com o pequeno.

Viu só quantas opções de lembrancinhas para saída de maternidade temos à disposição? Basta usar a criatividade e colocá-las em prática, o que, sem dúvidas, encantará os visitantes.

Sabemos que após voltar para a casa a família passará por uma fase de adaptação. Pensando nisso, separamos para você, futura mamãe, um guia completo sobre amamentação. Baixe o e-book e esclareça todas as dúvidas sobre o assunto!

pomada canela de velho

Sobre o autor

Alexandra Freitas

Farmacêutica, formada na Universidade Federal de Alfenas, com especialização em Homeopatia e Mecanismo de ação dos Fármacos.

Escolhi a profissão de farmacêutica pois acredito na transformação que a farmácia pode fazer na vida das pessoas, tanto no sentido da saúde quanto no da esperança.

Deixar comentário.

Share This