Saúde

4 dicas de higiene bucal que você precisa saber!

mulher realizando a higiene bucal
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

A boca é uma das principais partes do corpo humano responsável pela entrada de doenças e bactérias. Por esse motivo, cuidar da saúde bucal é essencial, e deve ser tratada como prioridade. Nesse contexto, muitas pessoas que querem ter mais qualidade de vida buscam dicas de higiene bucal.

Saúde da boca não está relacionada apenas à ausência de problemas como cáries e gengivites, mas sim ao cuidado com a conservação dos esmaltes, coloração e arcada dentária. Pensando nisso, mostraremos neste post algumas dicas de como ter uma higiene bucal adequada. Confira!

Importância da saúde bucal

Conforme dados da Federação Dentária Internacional, mais de 90% das pessoas de todo o mundo passarão por algum problema relacionado aos dentes e à boca. Além disso, problemas bucais podem prejudicar inclusive pulmões e coração.

Outrossim, diversas doenças do nosso corpo se iniciam pela boca, como herpes, AIDS, sífilis, diabetes, câncer, candidíase, entre outros. Portanto, ferimentos da gengiva, língua, dentes, bem como o mau hálito, podem ser sintomas das várias doenças citadas.

É por isso que o cuidado diário com a higiene bucal é tão importante, já que garante a saúde para todo o corpo humano. Com simples hábitos diários, já é possível garantir que a vitalidade oral seja plenamente protegida.

Dicas de higiene bucal

Sabendo da importância que uma higiene bucal tem para o nosso corpo humano, vale a pena destacar algumas dicas de como alcançar isso. Veja algumas.

supracorp mulherPowered by Rock Convert

1. Tenha cuidado com a alimentação

Poucos observam esse ponto, mas uma alimentação balanceada e saudável é extremamente importante. Mantimentos derivados do leite possuem cálcio, que fortalece os dentes; frutas como maçã auxiliam na eliminação de resíduos que ficam na boca; e fibras como aveia e cereais ajudam na limpeza geral da estrutura dentária.

2. Escove e passe fio dental

O fio dental é uma das principais ferramentas para combater a placa bacteriana, atingindo áreas que a escova não consegue. Caso seja esquecido, pode causar sangramentos e proliferação de germes e bactérias. Já a escovação deve ser realizada de maneira detalhada, alcançando as partes internas da bochecha, superfícies de mastigação e língua, por exemplo.

3. Visite o dentista regularmente

Uma visita regular ao dentista é essencial para a saúde bucal, pois esses profissionais têm equipamentos e produtos específicos para limpar toda a estrutura com efetividade. Além disso, os dentistas podem prevenir possíveis doenças, localizando o problema e tomando as medidas cabíveis.

4. Use enxaguante bucal

O antisséptico tem especificações para cada tipo de boca, por isso é recomendado pedir o auxílio do seu dentista. Esses produtos têm ingredientes que refrescam o hálito e ajudam na manutenção da boca. O que deve ser notado é que o enxaguante bucal não substitui a escova e o fio dental.

Para encontrar esses produtos online, pesquise por farmácias focadas em qualidade de vida, conforto e saúde. Lojas que enviam para todo o Brasil e que ofereçam um bom serviço também devem ser observadas.

Se você gostou das nossas dicas de higiene bucal, não deixe de continuar se informando sobre o assunto. Leia agora como fazer uma higiene dental infantil adequadamente!

 

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This