Estética

4 cuidados com a pele oleosa que você precisa ter!

mulher com pele oleosa
Escrito por Rodrigo Fávaro

 

A pele oleosa faz com que o rosto fique com um aspecto brilhoso, comprometendo a maquiagem usada no dia a dia ou em eventos especiais. Por esse motivo, é importante entender quais são os principais cuidados com pele oleosa, para dar a ela uma melhor aparência.

Essa condição ocorre devido ao excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, proporcionando a característica de poros dilatados e muito brilho, predominantemente na zona T (queixo, nariz e testa).

Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento dessa condição, como alimentação inadequada, estresse e alterações hormonais. Nesse sentido, é preciso tomar alguns cuidados para amenizar essa situação — e é isso que vamos trazer neste post. Confira 4 cuidados com a pele oleosa que você precisa ter!

1. Faça limpeza adequada

limpeza adequada precisa ser feita duas vezes ao dia — nunca mais que isso. Esse limite é importante porque, quando as glândulas sebáceas percebem que a pele está muito seca, elas tendem a produzir mais oleosidade. Sendo assim, essas limpezas precisam ocorrer uma vez de manhã e ou outra à noite, antes de dormir.

Nesse momento, é importante contar com um sabonete adequado para esse fim e que contenha substâncias que ajudam a controlar a oleosidade. Além disso, é importante fazer uso da água micelar.

2. Use hidratantes

Depois de fazer a limpeza adequada, é hora de manter a pele hidratada. Os cremes hidratantes ajudam a melhorar a textura da pele, tornando-a mais macia e lisa. No entanto, quem tem pele oleosa precisa optar por hidratantes oil free. Produtos com funções calmantes e ácido hialurônico são os mais indicados por dermatologistas.

O ideal é que esse tipo de cosmético promova a sensação de toque seco, controlando a oleosidade e disfarçando os poros.

3. Faça esfoliações

As esfoliações fazem parte dos cuidados com a pele oleosa. Mas, cuidado: elas só podem ser realizadas uma vez por semana. Apenas em casos de oleosidade intensa é que ela pode ser feita, no máximo, duas vezes por semana.

A esfoliação ajuda a promover uma limpeza profunda e, com isso, ela desobstrui os poros. Dessa forma, a técnica faz um controle eficiente da oleosidade, além de diminuir o aparecimento de acnes.

4. Use protetor solar diariamente

Assim como o hidratante, o protetor solar também precisa ser oil free. Independentemente do tipo de pele, se proteger contra o sol é fundamental para evitar diversos problemas, como o envelhecimento precoce e, até mesmo, câncer.

No caso das peles oleosas, o sol estimula o funcionamento das glândulas sebáceas e, dessa maneira, ele favorece o aumento da oleosidade, por isso esse cuidado é tão importante.

Esses são apenas os principais cuidados com a pele oleosa. Coloque-os em prática na sua rotina e logo você perceberá que toda aquela luminosidade não será mais parte do seu dia a dia. Como bônus, você ainda diminui a quantidade de acnes e combate o envelhecimento precoce. Incrível, não?

Gostou do post? Então aproveite a visita para ler sobre mais 6 cuidados indispensáveis para o rosto. Boa leitura e até a próxima!

 

banner vitaonePowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This