Alimentação

3 alimentos dietéticos para emagrecer de forma saudável

Escrito por Rodrigo Fávaro
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Alguns alimentos são protagonistas quando o objetivo é perder peso, mantendo sempre a saúde em dia. Sendo produtos de preparo rápido, a inserção na rotina de alimentos dietéticos para emagrecer é fácil e eficaz, além de serem opções muito saudáveis.

Ao iniciar o processo de emagrecimento, o foco pode parecer o produto diet, sem açúcar, conhecido também como zero, termos que significam que, equiparados ao alimento tradicional, excluem completamente um nutriente, ou seja, 100% de algum dos elementos que o compõem, podendo ser o açúcar, a gordura ou ainda o sódio.

Em contrapartida, o alimento light é aquele que possui a redução de, no mínimo, 25% do valor calórico ou de algum de seus nutrientes.

É importante destacar que um alimento diet pode possuir maior quantidade de calorias, devido ao aumento de gorduras por substituição em produtos zero açúcar, por exemplo. Ler o rótulo dos alimentos, portanto, é fundamental.

Observe principalmente o valor calórico do alimento, o qual deve ser o menor possível para o emagrecimento ser efetivo. Assim, separamos para você 3 alimentos dietéticos para emagrecer. Acompanhe a seguir!

1. Shakes: praticidade aliada ao emagrecimento!

Considerando a facilidade do seu consumo, pois muitos já são vendidos prontos, os shakes são ótimas opções quanto à adaptação à rotina, para perder peso rapidamente. Sendo compostos basicamente de fibras, proteínas e vitaminas, os shakes fornecem ao organismo os nutrientes necessários de uma refeição completa.

Assim, com a vantagem de um número muito baixo de carboidratos e calorias, os shakes são ideais para a substituição do almoço ou jantar e garantem emagrecimento em duas semanas. Além disso, a alta quantidade de fibras do produto ajuda a perder primeiramente o volume abdominal, o que o torna um aliado fundamental no emagrecimento.

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2. Sopas instantâneas: emagrecimento rápido garantido!

Entre os alimentos dietéticos para emagrecer, as sopas instantâneas fornecem cerca de 70 calorias por envelope de 20 gramas, o que está abaixo de outros alimentos muito consumidos pela população.

A exemplo, 100 gramas de arroz e feijão, a base da refeição brasileira, possui 151 calorias, assim como o pão francês, que tem 150 calorias por unidade, ou seja, ambos ficam próximos do dobro do valor calórico que um envelope de sopa fornece ao ser consumido.

Aliada ao consumo de muita água durante o dia, a ingestão de sopas instantâneas no lugar das refeições, as quais devem ser em número reduzido para melhores resultados, sendo basicamente café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, são a garantia de emagrecimento rápido e eficaz.

A famosa dieta da “sopa de pacotinho” garante perda de 10 quilos em 10 dias! Evite estender essa dieta por um período maior que 10 dias. Consulte sempre um nutricionista para acompanhamento e adaptações.

3. Chás: uma boa alternativa!

Os chás são adequados para perda de peso, pois atuam no metabolismo e favorecem o bom funcionamento do corpo. Entre as melhores escolhas estão:

  • o chá verde, que possui componentes antioxidantes, assim como carotenoides, flavonoides e minerais, os quais auxiliam na desintoxicação do organismo;

  • o chá preto, rico em cafeína, que acelera o metabolismo e auxilia a desinchar o corpo;

  • o chá de gengibre que, se tomado à noite, provoca a perda de peso durante o sono;

  • o chá de amora, que emagrece 1,5 kg por semana, auxiliando no bom funcionamento do intestino por possuir fibras e leveduras benéficas;

  • o chá de cavalinha, que diminui o inchaço do corpo devido ação diurética;

  • o chá de 30 ervas é uma opção eficiente, prometendo a perda de 10 quilos em um mês, por meio do consumo de três colheres de sopa da mistura, a qual já pode ser encontrada pronta, a um litro de água fervente, consumido em pequenas porções diariamente.

Aliados, os alimentos dietéticos são infalíveis na perda de peso. É importante destacar que regimes muito restritivos devem ser realizados por no máximo 10 dias. Se mais dúvidas aparecerem, consulte sempre um nutricionista para acompanhar sua dieta e adaptá-la da melhor forma possível, para obter sempre os melhores resultados.

Agora que você já conhece os melhores alimentos dietéticos para emagrecer, confira também esses 5 suplementos que farão a diferença no seu dia a dia!

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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